AÇÕES

Bancos Comunitários de Sementes:

A COPPABACS por ser uma cooperativa de bancos comunitários de sementes seu foco principal é o acompanhamento aos bancos comunitários de sementes, diretamente aos seus cooperados e indiretamente a outros bancos de sementes coordenados por entidades parceiras.

Os Bancos Comunitários de Sementes consistem em um espaço formal ou informal onde agricultores e agricultoras se reúnem com o propósito principal de preservar as sementes crioulas "Sementes da Resistência como chamamos aqui em Alagoas", selecioná-las, armazená-las de forma coletiva e na época do plantio distribuir com seus sócios. porém, as atividades dos bancos de sementes tem ido além da questão de garantir as sementes para o plantio, uma vez que, as familias envolvidas...

Bancos Comunitários de Sementes: Preservação, multiplicação e comercialização de sementes crioulas. Apoio a agricultores na organização de bancos de sementes. Luta contra as sementes transgênicas.
Semiárido: Formação social e capacitação para a convivência com o semiárido, técnicas de captação de água das chuvas,  gestão de água para consumo, gestão de água para produção de alimentos, sistemas simplificados de irrigação, estoque de forragens, entre outras.

P1MC: Programa Um Milhão de Cisternas de placas – Água para o consumo da família;

P1+2: Programa 1 terra e 2 águas – Água para produção de alimentos. (Cisterna Calçadão de 52 mil litros, Tanques de pedra, Barragens subterrâneas, Barreiros Trincheiras);

Produção Agroecológica: implantação de caráter produtivo de baixo consumo de água e técnicas de produção agroecológicas e sem o uso de agrotóxico junto as famílias beneficiárias de seus programas.

Dinamização Econômica: Apoio a comercialização de produtos agroecológicos da agricultura 
familiar como base de serviços através de feiras da agricultura familiar em Delmiro Gouveia, Inhapi, Canapí e do ponto fixo no bairro novo.

Juventude Rural: Formação sociopolítica de jovens rurais

Articulação Social para a convivência com o semiárido: através da participação em conselhos e redes:

ü Membro da coordenação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil e ASA Alagoas)
ü Filiada a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES)
ü Membro do Conselho Nacional Consultivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
ü Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA)
ü Membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
ü Fórum Estadual de Economia Solidária

ü Membro do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Alto Sertão.