terça-feira, 5 de novembro de 2013

Banco de sementes familiar


As sementes crioulas de milho ou feijão são conhecidas por passarem por um processo de adaptação natural, ao longo dos anos, nas próprias propriedades rurais. Não há processo químico envolvido. As plantas passam por melhorias naturalmente, através de processos biológicos naturais.O banco de Sementes da família Bezerra está localizado no estado de Alagoas. Município de Inhapí. Comunidade Sitio Maracujá. Alto Sertão Alagoano. A Família vive na comunidade há mais de 20 anos e não quer sair nem tão cedo.  José Rafael é mais um jovem que está lutando para continuar no campo. Ele procura sempre estar por dentro das discussões e dos eventos que a Articulação Semiárido Brasileiro realiza. A vida da família não tem sido fácil. Com a seca dos últimos anos, a família vem sofrendo com a estiagem prolongada e com a falta d’água.

Mas não tiram do coração a alegria e o amor por sua terra, a propriedade da família que tem apenas 5 tarefas para o plantio da horta e cultivo de outras culturas. “Aqui não dá pra plantar em grande quantidade, quando nós queremos plantar mais variedade de feijão temos que alugar terra de nossos vizinhos, e isso acaba prejudicando, porque por cada tarefa de terra eu tenho que dá ao dono da propriedade meio saco de feijão”. Cita Sivaldo Joaquim dos Santos, pai do Rafael.
No começo Rafael e sua família tiveram algumas dificuldades, pois não sabiam manusear direito a terra. Depois dos cursos de Gerenciamento de Água para Produção – GAPA e de Sistemas Simplificados de Irrigação – SISMA, realizados pelo Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador - CACTUS, e de agroecologia proporcionado pela Visão Mundial, a família abriu os olhos e viu que muita coisa estava errada e começou a mudar o jeito de tratar a terra. “Com a ajudar dos outros jovens que participaram do curso de agroecologia, fiz minha horta, mas esse ano a horta não produziu muito bem, por causa da seca e da falta de água. Esse ano a horta foi só pra tirar a semente para o próximo ano.” Cita Rafael.

Hoje Rafael está mais experiente, o que lhe falta é só uma propriedade maior para que o mesmo tenha mais espaço para da continuidade a sua horta e produzir junto com sua família uma quantidade maior de alimentos. “Na nossa horta nós trabalhamos com produtos orgânicos de qualidade, nossas hortaliças nós vendemos aos nossos vizinhos, assim trazemos e levamos saúde a toda família e a comunidade”. Cita Rafael

O banco de sementes funciona como espaço de armazenamento de grãos, estratégicos para a segurança alimentar e nutricional da família.

Ricardo Ferreira 
Comunicador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário