quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Agroecologia: uma forma de comunicar

Agroecologia representa um conjunto de conceitos que integra aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos. São técnicas e sistema de produção usada por agricultores/as, tanto na agricultura como na pecuária, para produção sem adubos químicos industrializados e sem venenos. Práticas que levam os produtores a respeitar os métodos que os antigos usavam, como aspectos de vantagem para uma boa qualidade de vida no campo e na cidade.
A agroecologia esta inserida diretamente na agricultura familiar como uma forma de organização da produção de alimentos, na qual os produtores dirigem o processo produtivo, trabalhando com a diversificação e tendo como base a colaboração dos membros da família. Sabendo assim, que vale a pena investir na agroecologia, pois: desenvolve a consciência ambiental e ecológica nos produtores que a praticam; reduz as doenças causadas pelos agrotóxicos nos trabalhadores rurais e na população em geral; diminui o custo com a compra de fertilizantes e demais insumos externos; minimiza as fontes de poluição química em toda a propriedade rural; aumenta a qualidade de vida e a cidadania de quem a pratica ou consome seus produtos.
Tendo em vista que agroecologia é um tema bastante importante para a agricultura familiar, durante os meses de abril, maio, junho e julho, foram abordados estudos sobre a agroecologia, junto à comissão da ASA microrregional do alto sertão alagoano, composta por oito municípios: Água Branca, Delmiro, Piranhas, Olho D’água do casado, Pariconha, Inhapi, Mata Grande e Canapi.
A ideia surgiu na reunião de planejamento do mês de março na reunião da ASA do Alto Sertão. A indagação foi: o que precisamos conversar e discutir que fortalecerá as asinhas do alto sertão? Dentre os temas sugeridos foram: Agroecologia, semente, desertificação e comunicação.
Neste estudo fizeram um levantamento da comunidade que cada um vivia e o que gostariam que tivesse a mais. Junto a isso foi apanhado também, o que cada agricultor/a come, produz, compra. Que gerou uma discursão para dar inicio a introdução dos filmes veneno está na mesa 1 e muito além do peso.
O documentário de Silvio Tendler, o veneno esta na mesa 1, revela uma realidade cotidiana: Mostra como estamos nos alimentando mal por conta do manejo com os agrotóxicos, sendo perigo tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, que consomem os produtos agrícolas.
Muito além do peso, trás a fala das crianças que, são vulneráveis ao apelo para o consumo de alimentos de má qualidade nutritiva, e vitimas da obesidade. Muitas não sabiam dizer o nome das verduras e das frutas, obesas, não podem mais desfrutar da infância, pois a maioria detém de problemas de saúde.
O estudo trouxe a reflexão de que a maioria estava produzindo de forma incorreta, sendo que alguns trabalham com práticas de produção ou com defensivos naturais de forma agroecológica. Sendo assim, foi introduzido um dia para, intitulado como oficina, para que esses produtores pudessem passar seus conhecimentos aos demais. 








Keila Gomes
Comunicadora Popular – Coppabacs/ASA Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário