terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Concurso de elaboração da marca de produtos da COPPABACS


A COPPABACS (Cooperativa dos pequenos produtores agrícolas dos bancos comunitários de sementes) situada a Rua Antonio Ivo, 73 – Bairro Novo – Delmiro Gouveia – AL 57.480-000, CNPJ 02.523.112/0001-52, fundada em 1996 com atuação no semiárido do estado de Alagoas, torna público o concurso aberto para desenvolver uma marca a ser usada nos produtos da agricultura familiar por ela beneficiados.
1.      Histórico Institucional
A COPPABACS é uma cooperativa que se constituiu a partir dos trabalhos inicados pelas comunidades eclesiais de base nas décadas de 70 e 80, naquela época sedeu o inicio de trabalhos junto as comunidades rurais a problemática da semente, uma vez, que era comum a dependencia de sementes advindas de programas de governo ou do corenelismo da região, e or consequencia o compromoteimento do plantio e da colheita, como estratégia de criar autonomia das familias em 1989 durante as reuniões demobilização surge a proposta de realizarem uma roça comunitária para formar um banco comunitários de sementes no qual um grupo de mulheres da comunidade Tabuleiro município de Água Branca organização a roça e criam o primeiro banco comunitário de sementes no estado de Alagoas, o mesmo tinha e tem o objetivo de guardar a semente de forma coletiva, para garantir assim o plantio de cada ano. As famílias que fizeram a roça, geralmente tornaram sócios dos bancos, onde se reuniam e conversavam os problemas do cotidiano. Na época do plantio tirava dos vasos a semente e distribuíam entre eles, e na época da colheita cada um devolvia com um acréscimo, fortalecendo o banco e aumentando a semente deles. Assim, a experiência se expande na região do alto sertão.

Em 1992 cria-se o BACS (Banco de Armazenamento e Comercialização de Sementes), o qual armazenava a produção dos sócios dos bancos e depois comercializava, porém, por ser uma associação havia limitações legais para comercialização e a partir de 1995 inicia-se o debate sobre a necessidade de se constituir uma cooperativa. 
Em novembro de 1996, é então realizada uma grande assembléia e se constitui a COPPABACS, com o objetivo de comercializar a produção dos sócios dos bancos comunitários de sementes, assistir tecnicamente seus cooperados na produção de alimentos agroeocológicos, além de prestar outros serviços desde os implementos  e insumos agrícolas e capacitação em técnicas, e formação continua aos seus associados, cuja ação prioritária é trabalhar no resgate, preservação, multiplicação e comercialização de sementes crioulas e do excedente da produção agrícola, através dos bancos comunitários de sementes com o objetivo de viabilizar a segurança alimentar e nutricional e ao mesmo tempo oportunizar a geração de renda.

Desde sua constituição a COPPABACS desenvolveu trabalhos junto a seus cooperados e para além deles por meio de parcerias com outras organizações e articulada em Rede através da Articulação Semiárido brasileiro, da participação em fóruns, conselhos, comissões entre outras formas de organização. Fez a gestão dos Programas de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA (P1MC e P1+2)  em alagoas desde 2001, articulou o movimento para a criação da lei estadual 6.903/2008 de bancos de sementes no estado de alagoas, organizou a produção e a comercialização de sementes crioulas através do PAA atendendo a mais de 4500 famílias, realiza e apóia a feiras agroecológicas no território do alto sertão alagoano, faz acompanhamento aos bancos comunitários de sementes, anima as dinâmicas regional e municipais da rede ASA no Alto Sertão de Alagoas.

2.      Contexto Regional
Geograficamente o território do alto sertão alagoano localiza-se na região nordeste do Brasil, mais precisamente na porção oeste do estado de alagoas. O território tem como limites o estado de Pernambuco na porção mais ao norte, o Estado da Bahia mais porção mais a oeste e o rio são Francisco na porção sudoeste, ele é composto por 08 municípios, sendo três deles inseridos na Microrregião Alagoana do São Francisco e quatro na Microrregião Serrana do Sertão Alagoano.

O território teve sua formação histórica a partir da ocupação de fazendas de gado e de cultivo e beneficiamento de algodão, dos 08 municípios 3 são banhado pelo rio São Francisco e, por conseguinte, foram impactados pelas hidroelétricas de xingó Itaparica e Paulo Afonso.

A Região é formada por comunidades rurais historicamente organizadas na busca pelos direitos sociais de acesso a terra, a água e a semente, composta por famílias tradicionais povos indígenas e quilombolas, tem a cultura da vaquejada, do reisado, coco de roda e rituais indígenas.
Na área agrícola a agricultura familiar é predominante e destaca-se pela produção de grãos, a criação de ovino/caprinos, a pecuária de leite nas regiões de caatinga e a produção de farinha, rapadura e fruticultura nas regiões serranas.

3.      Finalidade do uso da “marca”
A COPPABACS está em processo de implantação de uma unidade de beneficiamento e empacotamento de produtos da agricultura familiar, e, neste sentido, demanda de uma marca própria para rotulagem de suas embalagens.
Pretende-se usar a marca selecionada nas embalagens dos seguintes produtos:
Pacotes de Feijão e de Milho de 1 e 5 kg;
Pacotes de Farinha de Milho e de Mandioca de 1kg;
Sacos de Sementes crioulas de 20 kg;
Potes de Mel com tamanhos de 500g e 1kg;
Embalagens de poupa de Frutas, tamanhos 200g, 500g e 1 kg;
Potes de doces;
Entre outros produtos.
4.      Características que a marca deve trazer
Criar um nome e arte para a marca (colocar a explicação da escolha do nome); Slogan
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar, produtos agroecólogicos,
Sertão, Semiárido, Caatinga
Cooperação, grupos organizados, trabalhos coletivos
Valorização da região, da cultura, da forma de produção, do sabor
Cores relacionadas com as cores do cooperativismo (Verde e Amarelo)
Desenhos que transmitam o contexto local
5.      Critérios para participação
Aberta a todo o público
Poderão participar comunicados populares, estudantes, empresas, profissionais autônomos.
Inscrever-se gratuitamente dentro do prazo, enviando ficha de inscrição, em anexo, para o e-mail coppabacs@gmail.com
6.      Formato de Envio da marca
O candidato poderá enviar a sua marca desenvolvida em formato PDF, contendo marca d’água com seu nome para evitar uso indevido, caso sua marca seja selecionada o pagamento da premiação será condicionado ao envio da marca em formato apropriado a sua reprodução.
7.      Questões Legais
É de responsabilidade do candidato o desenvolvimento da marca sem plágios, ficando assim o desenvolvedor responsável para responder em justiça caso ocorra uso indevido de marcas já registradas em outros nomes;
A marca desenvolvida, após selecionada e premiada será de propriedade da cooperativa de pequenos produtores agrícolas dos bancos comunitários de sementes, passado esta, a ter todos os direitos sobre ela, inclusive seu registro no INPI.
Valor da premiação
Valor de Premiação da marca será de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais)

8.      Prazos
Inscrição: 05 de março de 2015
Envio da marca: 20 de março de 2015
Seleção: 27 de março de 2015
Divulgação do resultado: 31 de março de 2015
Premiação: até 15 de abril de 2015                                                                                                                 

Concurso de elaboração da marca de produtos da COPPABACS
Ficha de Inscrição
NOME

CPF/CNPJ

IDADE

FORMAÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO

ENDEREÇO

TELEFONE

E-MAIL

SITE/BLOG



Nenhum comentário:

Postar um comentário