quarta-feira, 8 de julho de 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 001/2015

Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Manejo da Agrobiodiversidade – Sementes do Semiárido
 
A COPPABACS Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes, CNPJ sob nº. 02.523.112/0001-52, e IE sob o nº. 24.101.01366, situada na Rua Antônio Ivo, 73 – Bairro Novo – Delmiro Gouveia – AL apresenta abertura de Edital de processo de seleção para contratação de profissionais para o Programa Manejo da Agrobiodiversidade Sementes do Semiárido, uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Manejo da Agrobiodiversidade – Sementes do Semiárido da ASA.

O referido edital tem a finalidade de selecionar profissionais para trabalhar no Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Manejo da Agrobiodiversidade – Sementes do Semiárido promovido pela ASA - Articulação no Semiárido Brasileiro e financiado pelo Governo Federal, cujo objetivo geral da ASA Geral Propiciar o acesso descentralizado de agricultoras/es familiares a sementes através do resgate, preservação, multiplicação, estoque e distribuição de sementes crioulas, adaptadas e varietais, por meio da estruturação de 600 casas/bancos comunitários de sementes e da mobilização e capacitação dos agricultores familiares visando a produção de alimentos das famílias e comunidades que já têm acesso à água de beber e produzir, garantindo assim a segurança e a soberania alimentar e nutricional às famílias que vivem no Semiárido;
Este Programa tem, ainda, como objetivo específico, Identificar, cadastrar e apoiar as casas e bancos comunitários de sementes com infraestrutura para armazenamento e gestão dos mesmos; Identificar, coletar e armazenar sementes guardadas nos bancos familiares por guardiões; Identificar, conservar e cultivar variedades de sementes locais; Garantir a oferta de variedades locais para o plantio das famílias agricultoras; Preservar o patrimônio genético das famílias, cultivadas e adaptados às realidades e necessidades locais; Testar sementes varietais no intuito de aumentar a oferta de sementes para os plantios e estoque; Fortalecer a interação das Redes de Bancos e Casas de Sementes e as políticas de sementes com destaque para o acesso ao mecanismo de compra e doação simultânea de sementes pelo Programa de Aquisição de Alimentos em várias de suas modalidades; Valorizar as experiências de inovação tecnológica de agricultores e agricultoras; Melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras da região semiárida, especialmente crianças, mulheres e idosos; Possibilitar a troca de conhecimentos entre agricultores e agricultoras através de intercâmbios; Sistematizar as experiências exitosas de convivência com o Semiárido; Criar mecanismos que promovam a participação de todos os atores envolvidos na gestão do programa e no controle social; Fortalecer as organizações da sociedade civil envolvidas na execução do Programa, visando garantir as condições necessárias ao desempenho eficaz e eficiente do Programa Sementes do Semiárido; Dialogar com as políticas públicas de sementes no intuito de permitir pesquisas e trocas de conhecimentos; Difundir, no conjunto da sociedade brasileira, uma correta compreensão do Semiárido brasileiro.

1. DOS CURSOS
1.1. Curso de Gestão Comunitária da Diversidade de Sementes – visam diagnosticar nas comunidades envolvidas quais as sementes crioulas e adaptadas cultivadas e estocadas pelas famílias, bem como se houve algum tipo de erosão genética, ou seja, sementes crioulas e adaptadas que tenham sido perdidas e se pertinente avaliar estratégias de recuperação destas.
1.2.  Curso de Gestão de Estoques nos Bancos Comunitários de Sementes – tem como objetivos estabelecer estratégias para a gestão dos bancos de sementes, como por exemplo, critérios para a distribuição, empréstimo, multiplicação e devolução das sementes estocadas. Visa definir estratégias para a gestão do acervo genético disponível na comunidade bem como identificar a estrutura necessária para estruturar cada banco a ser adquirida. Também serão discutidas técnicas para o adequado armazenamento das sementes.

Cada curso tem uma duração total de 16 (dezesseis) horas, sendo 08 (oito) horas por dia, durante 02 (dois) dias e serão realizados nas próprias comunidades beneficiadas pelo projeto.

Antes da realização dos cursos nas comunidades os (as) instrutores (as) são capacitados (as) pela equipe que os subsidiam com todo material pedagógico e logístico de apoio (material didático, deslocamento, hospedagem e alimentação).

2. DOS PRETENDENTES AOS CARGOS EXIGE-SE QUE TENHAM CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS NAS SEGUINTES ÁREAS
Ø  Convivência com o Semiárido, Agroecologia e segurança alimentar e nutricional;
Ø  Gestão comunitária associativa;
Ø  Compreenda o debate da produção e armazenamento e comercialização de sementes crioulas;
Ø  Habilidades para debate em grupo;
Ø  Conhecimento em processos para comercialização formal e não formal;
Ø  Habilidades metodológicas para o desenvolvimento de trabalhos comunitários;
Ø  Conhecimento na produção de sementes crioulas;
Ø  Educação do Campo, Educação Contextualizada e projeto político-pedagógico;
Ø  Gênero, geração, etnia e raça;
Ø  Articulação política, mobilização e organização social;
Ø  Metodologia de trabalho com organizações e movimentos populares;
Ø  Metodologias participativas;
Ø  Capacidade de comunicação e boa redação;
Ø  Produção de hortaliças, oleícolas e fruteiras;
Ø  Elaboração de relatórios;
Ø  Conhecimento em informática (Windows, Word, Excel, internet e outros softwares);
Ø  Não possuir vínculo empregatício com administração Publica Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta.

3. DAS TAREFAS DA MONITORIA
Ø  Planejar e ministrar os cursos de:
Gestão Comunitária da Diversidade de Sementes;
Gestão de Estoques nos Bancos Comunitários de Sementes;
Ø  Elaborar relatório dos cursos ministrados.

4. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Ø O local de trabalho se dará a partir do ponto de apoio da COPPABACS, devendo os/as profissionais possuírem disponibilidade para viajar e desenvolver atividades nos municípios beneficiados pelo projeto.
Ø Dos/as profissionais contratados/as espera-se que compartilhe com os objetivos e princípios da COPPABACS e da ASA, sobretudo no que diz respeito ao engajamento nas lutas dos movimentos sociais populares para transformações na sociedade, na busca por justiça e igualdade;
Ø A classificação não caracteriza obrigatoriedade para a realização das atividades pelo profissional e nem o recebimento do serviço, pois esta última dependerá da realização de cada curso, conforme a disponibilidade do instrutor.

5. DOS CONTEÚDOS DOS CURSOS
Ø  Gestão comunitária de Casas de Sementes;
Ø  Diagnóstico de Sementes Crioulas adaptadas ao semiárido;
Ø  Processos de estocagem de sementes;
Ø  Estrategias para produção e estocagem de sementes crioulas;
Ø  Práticas agroecológicas para produção de sementes;
Ø  Impactos dos Transgênicos na produção de sementes crioulas;
Ø  Práticas locais de conservação de sementes crioulas;
Ø  Despertar o espírito comunitário através da ação coletiva nas casas de sementes crioulas;
Ø  A importância das sementes crioulas para segurança alimentar e nutricional no semiárido;
Ø  Cuidados para seleção, conservação das sementes;
Ø  Ameaças para produção de sementes crioulas;
Ø  Passo a passo para estruturação da casa de sementes;
Ø  Qualidade das sementes crioulas para compor as casas de sementes;
Ø  Gerenciamento de Recursos Hídricos;
Ø  Água e Saúde (cuidados na utilização da água);
Ø  Produção agroecológica;
Ø  Convivência com o semiárido;
Ø  Espaço geográfico, semiárido e clima;
Ø  Cidadania;
Ø  A ASA - Articulação do Semiárido, Articulação Semiárido Alagoano, COPPABACS e parceiros;
Ø  Temas transversais: meio ambiente, política, ciência, poder local, transposição, etc.

6. DOS LOCAIS DOS CURSOS:
Os cursos serão realizados nas sedes e/ou comunidades rurais dos municípios alagoanos, a saber: Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Piranhas, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Batalha, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Maravilha, no âmbito de atuação da COPPABACS.
7. DOS NÚMEROS DE VAGAS
Este Edital oferece um total de 10 (dez) vagas para Instrutores Educacionais. Os demais currículos não selecionados para este Edital ficarão no banco de currículos da COPPABACS.
8. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:
8.1. Procedimentos para inscrição:
Os currículos deverão ser entregues até o dia 15/07/2015 no endereço: Rua Antônio Ivo, 73 – Bairro Novo – Delmiro Gouveia – AL – Brasil - CEP: 57.480-000, em envelope fechado com a descrição da vaga pretendida acrescida da expressão Programa Manejo da Agrobiodiversidade Sementes do Semiárido – Instrutor educacional” ou pelo endereço de e-mail: coppabacs@hotmail.com com o mesmo prazo, identificando na barra de Assunto a expressão Programa Manejo da Agrobiodiversidade Sementes do Semiárido – Instrutor educacional”.

A COPPABACS não se responsabiliza pelos currículos cujo recebimento aconteça após a data limite de prazo, seja no endereço físico ou eletrônico. Não serão aceitos currículos enviados via Fax. Também não serão aceitos currículos recebidos via correio após a data limite.
8.2. Critério de avaliação do processo seletivo:
O processo seletivo se dará exclusivamente pelo critério de avaliação de currículo dos/as candidatos/as.
Os/as candidatos/as aprovados/as terão seus nomes divulgados no mural da entidade e no blog www.coppabacs.blogspot.com.br e serão logo convocados para um seminário de capacitação. No resultado da seleção disponibilizado serão relacionados apenas os/as candidatos/as aprovados/as. Não serão selecionados/as servidores/as públicos/as de quaisquer das esferas (federal, estadual e municipal) ativos/as, inativos/as, aposentados/as ou sob qualquer tipo de licença.
8.3. Cronograma do Processo Seletivo
ETAPA DE SELEÇÃO
DATAS
1. Publicação do edital no mural da entidade e no blog – www.coppabacs.blogspot.com.br
09/07/2015
2. Data limite para envio de currículos
15/07/2015
3. Divulgação do resultado dos/as aprovados/as no blog e mural da COPPABACS
20/07/2015

9. DA REMUNERAÇÃO, REGIME DE CONTRATAÇÃO E FORMA DE PAGAMENTO.
     9.1. Remuneração:
A remuneração será paga por curso ministrado. O valor bruto por curso corresponde a R$ 300,00 (Trezentos reais), para os cursos de Curso de Gestão Comunitária da Diversidade de Sementes e Curso de Gestão de Estoques nos Bancos Comunitários de Sementes.  As capacitações se darão às famílias beneficiárias do Programa Manejo da Agrobiodiversidade Sementes do Semiárido. Da remuneração paga a cada instrutor serão descontados os impostos devidos pelo prestador, conforme previstos na Legislação Brasileira.
                                                                                             
    9.2. Regime de contratação:
O regime de contratação será por meio de prestação de serviço, sem vínculo empregatício, e com todos os descontos regidos pela legislação brasileira.
    9.3. Forma de pagamento:
Os pagamentos serão efetuados mediante a realização dos cursos ministrados e entrega dos seus respectivos relatórios, através de Nota Fiscal Avulsa de Prestação de Serviços ou RPA – Recibo de Pagamento de Autônomo.
Delmiro Gouveia – AL, 08 de Julho de 2015.
Odirlan Cirilo Alencar

Diretor Presidente

Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes – COPPABACS
CNPJ: 02.523.112/0001-52 – Inscrição Estadual: 24.101.0136
End. Sede: Rua Antônio Ivo, 73 – Bairro Novo – Delmiro Gouveia – AL – Brasil - CEP: 57.480-000
End. Eletrônicos: www.coppabacs.blogspot.com e facebook.com/coppabacs.coppabacs
Contatos: 82. 3641 5923 – coppabacs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário