quinta-feira, 11 de julho de 2013

Agricultura Familiar no Alto Sertão Alagoano

A agricultura familiar vem se desenvolvendo no Alto Sertão alagoano. A COPPABACS acredita no potencial das famílias agricultoras, no Sitio Juá, localizado no Município de Delmiro Gouveia.


O Senhor Raimundo que é quem esta ajudando o agente de campo Remilton a identificar as propriedades que receberam uma das tecnologias (Cisterna Calçadão, tanque de pedra e barragem subterrânea).  Seu Raimundo Diretor do Sindicato dos trabalhadores rurais tem uma boa plantação de milho, feijão, abóbora, coqueiro, entre outras plantas. O mesmo tem muitos planos para a cisterna que vai receber em sua propriedade.

“Vai ser meu carro chefe, vai ser um grande avanço para a nossa comunidade. Foi uma grande sorte essas cisternas virem a nossa comunidade, aqui nos sofremos muito com doenças como diarreia, por beber água contaminada, as coisas vão melhorar 100% com as cisternas.” Diz Seu Raimundo cheio de orgulho.


 


Na comunidade já citada também tem o quintal produtivo do Reginaldo Gomes, ele tem uma grande variedade de plantas frutíferas e hortaliças.



“Eu quero a cisterna pra minhas plantações de coentro, alface, tomate e minhas fruteiras. Com a cisterna eu quero fazer uma experiência com batata doce e inhame”. Cita Reginaldo Gomes. Reginaldo vende suas hortaliças e frutas na comunidade e nos municípios vizinhos, hoje seu quintal é sua maior fonte de renda.




  A coppabacs juntamente com outras entidades da sociedade civil, que, juntas fazem a Articulação do semi-árido brasileiro (ASA), vêm desde 2001 desenvolvendo um processo de formação e mobilização social para a convivência com o semi-árido que é Programa 1 milhão de cisternas (P1MC), elaborado, desenvolvido e gerenciado pela ASA, o P1MC vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o Semi-Árido, através do fortalecimento da sociedade civil e construção de cisternas. O Programa Uma Terra e Duas Águas(P1+2) é um projeto de Convivência com o Semi-Árido, que pretende assegurar à população rural o acesso à terra e à água, tanto para consumo da família e dos animais, como para produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.


No Semi-Árido brasileiro, existem várias experiências de tecnologias bem sucedidas de acesso e manejo da terra e água para criação de animais e produção de alimentos, as quais podem ser multiplicadas para diferentes situações agroecológicas da região.



Ricardo Ferreira
Comunicador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário