quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos - GAPA

 
As comunidades da região de atuação da Cooperativa De Pequenos Produtores Agrícolas Dos Bancos Comunitários De Sementes (COPPABACS), situada em Delmiro Gouveia, participaram do Curso De Gerenciamento De Água Para Produção De Alimentos (GAPA).
 
Já foram capacitadas 343 famílias, o curso é realizado nas comunidades e com as famílias que receberam a segunda água, que vem a ser o Programa 1 terra e 2 águas (P1+2). O mesmo vem trazer mais formação e informação para os agricultores da região onde a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) atua, incentivando atitudes que contribuam no dia a dia das famílias e das comunidades.
 
A COPPABACS tem atuação na região do Alto Sertão com o patrocinio da Secretaria de agricultura do estado (SEAGRI), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Petrobras, vem trazendo mais esperança e desenvolvimento as comunidades.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é um projeto de convivência com o Semiárido, que pretende assegurar à população rural o acesso a terra e à água, para consumo da família e dos animais, como para produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.
  
O maior número de estabelecimentos grícolas familiares do país concentra-se no Semiárido brasileiro. A ocorrência de anos sucessivos de seca resulta no agravamento da fragilidade dos sistemas agrícolas familiares, que estão desestruturados pelo esgotamento das condições biofísicas responsáveis pela manutenção de suas capacidades produtivas, mas com as tecnologias tudo isso mudando, as familias agora têm mais água em sua propriedade.
 
                    
           
                Ao final do curso, os presentes chegaram ao entendimento de que gerenciar e armazenar água é o que garante soberania alimentar e água por muito mais tempo, tanto para a família quanto para os pequenos animais e suas pequenas plantações.

Ricardo Ferreira
Comunicador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário