segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cisterna Calçadão: fonte de alegria e alimentos saudáveis

João Miguel da Silva e sua esposa Irene Lisboa da Silva vivem na comunidade Sítio Alencar situado em Piranhas há mais de 40 anos e tem um casal de filhos, com a cisterna calçadão a família  abastece a horta e as árvores frutíferas do quintal. “Sem a cisterna-calçadão era uma tristeza eu não plantava nada.
Mas depois que ela chegou aqui na minha propriedade trouxe mais alegria a todos nós. Aqui a gente faz de tudo pra melhorar a horta, eu tô limpando a todo momento pra não ficar muito mato. Há seis anos eu tenho essa cisterna, com ela a nossa vida melhorou muito, eu planto quase todo tipo de verduras aqui. Essa cisterna é uma bênção de Deus”, cita João Miguel.

Além de ser um homem alegre e generoso, ele também se preocupa com o meio ambiente em que vive, em suas plantações ele não usa adubos químicos. “Aqui no meu quintal é tudo natural porque a gente não pode mudar a obra de Deus. Aqui eu tenho cenoura, alface, coentro, quiabo, pitanga, pimentão, tomate, berinjela, laranja, melão, melancia, banana, abóbora, feijão de corda, feijão de arranca, milho, caju e macaxeira. Aqui eu tenho abóbora e melancia de todo tipo, aqui a plantação é boa quando Jesus manda". Relata João Miguel com um grande sorriso nos lábios.

Antes, João Miguel tinha muitos animais em sua propriedade hoje lhe resta muito pouco. “Antes eu tinha muitas cabeças de vaca e de ovelhas, hoje tenho apenas umas 8 ovelhas, uma vaquinha e um jumento que tá gordinho que chega a dar até gosto de olhar pra ele”. Cita João Miguel, Sorrindo.
Devido à seca dos últimos anos,  João Miguel teve que vender seus animais, mas o que não lhe falta é fé e esperança. “Graças a Deus a chuva esta voltando e com fé em Jesus Cristo eu vou voltar a comprar mais gado e outras ovelhas pra minha propriedade”.
Por ser o presidente da associação de moradores da Comunidade em que vive, o mesmo se sente na obrigação de ajudar os moradores da comunidade. “Aqui quando chega o tempo da seca eu procuro ajudar a todos porque na comunidade há pessoas que não têm cisternas e às vezes a plantação não da para a família se alimentar, aí eu pego, tiro da minha horta pra ajudar o pessoal. Aqui eu ajudo como posso, porque eu sempre busco o melhor pra minha comunidade”.
Seu Miguel participa ativamente das reuniões da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em seu município. “Aqui quando aparece algum programa ou projeto que possa ajudar a melhorar nossas plantações e que possa beneficiar a minha comunidade, eu corro atrás, e tento trazê-lo pra a minha comunidade.




É assim que João Miguel e sua família vivem no alto sertão alagoano, enfrentando as dificuldades e os desafios do dia-a-dia, mas nunca tirando do coração a fé em Deus, o amor por sua terra e a esperança de dias melhores.


Ricardo Ferreira
Comunicador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário