terça-feira, 10 de junho de 2014

Oficina construída por várias mãos



Comunicadores/as da ASA Alagoas participaram nos dias 03, 04 e 05 de junho de uma oficina de comunicação. A atividade ocorreu no Sítio em Caibras-Al, mais especificamente na casa do Seu Florisval, agricultor e comunicador popular. Participaram desse momento as entidades: Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador (CACTUS), Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (CDECMA), Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes (COPABACS), Assessoria da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) Estadual e a Asacom. Nesse encontro foi promovido informações sobre fotografia, direito a comunicação e realização do planejamento anual da Rede de Comunicadores\as da ASA Alagoas. O objetivo da oficina foi a formação dos\as comunicadores\as para que venham a ter a sensibilidade no olhar do agricultor/a refletindo sobre a responsabilidade em construir e pensar formas alternativas de se comunicar através dos temas sociais e relevantes para a agricultura familiar.
Na oficina foram apresentados vídeos que trazem a temática da democratização da mídia no Brasil. A oficina contou também com um momento de reflexão, em uma das dinâmicas foi proposto um tema “o que o semiárido representa para mim? ” O participante começava sua contextualização em seguida passava a folha para o próximo, cada um ficava com ela por 2 minutos continuando, assim, o pensamento do outro. A elaboração deu a conotação de diferentes formatos textuais e visões, porém ao se concluir a dinâmica foi comprovado que pensando em conjunto se pode construir uma mensagem mais rica em saberes.  
A oficina de fotografia foi facilitada pelo estudante de comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Everton Batista. O foco foi a apresentação de técnicas funcionais para as fotografias que tenham como plataforma a internet e material impresso, desde a captação do material até noções de edição. “Foto quer dizer luz, e grafia é a escrita da luz, ou seja, escrever com a luz”, afirma Everton. Foi apresentado que a qualidade de enquadramento da foto podem destacar a mensagem e incidir com clareza o que se quer passar sem dizer nenhuma palavra.




A formação sobre direito a comunicação foi facilitada pela jornalista Monyse Ravena, do núcleo da Asacom Brasil. O intuito foi fazer com que os comunicadores/as presentes estejam aptos para promover uma sistematização de experiências adequada a visão dos agricultores/as; norteando a discussão da comunicação como direito. A oficina pontuou a comunicação como um direito humano, a ideia é transmitir os conceitos e as ações da ASA de forma objetiva e clara nas redes usando as ferramentas da internet e material impresso, como parte do trabalho diário de um comunicador popular. O papel do comunicador diante da sociedade é “mostrar a potencialidade, as belezas e saberes das agriculturas e agricultores na construção das estratégias de convivência em contraposição a indústria da seca”, afirma Monyse.
Formulação do planejamento anual da rede de comunicadores/as da ASA Alagoas, por fim, foi definido pelos presentes o plano de comunicação para o ano em curso e dividido para cada componente as atribuições a serem realizadas.
Os dias ali, na propriedade do seu Florisval, foram poucos para a quantidade de produção do conteúdo. Portanto, definiram fazer outra oficina mais específica, sobre a sistematização de experiência, em outro momento, podendo assim, melhorar a formação da equipe.





Keila Gomes
Comunicadora Popular – Coppabacs/ASA Alagoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário